Mudando para um apartamento novo? Vai reformar a área de serviço? Seja qual for o caso, escolher um dos tipos de varal para apartamento é fundamental para manter o espaço sempre bonito e organizado — e o melhor, sem gastar muito.

Muitas vezes, a área de serviço da casa está integrada à varanda ou à cozinha, por isso, escolher onde pendurar a roupa lavada exige um certo planejamento.

Alguns tipos de varal podem ser recolhidos após o uso, outros ficam escondidos nas laterais de móveis ou atrás de portas e passam praticamente despercebidos. Há também modelos de pé, que podem ser fechados para economizar espaço.

Mas com tantas opções, qual modelo escolher? A seguir daremos algumas dicas sobre o que você pode observar para escolher o varal ideal para o seu apartamento. 

Vamos lá!

Onde colocar o varal?

Antes de escolher o varal, é importante definir onde ele vai ser utilizado. O ideal é que ele fique em um lugar ventilado, que bata o máximo de sol possível.

Algumas possibilidades são:

  1. Área de serviço: eficiente e bem ventilada;
  2. Varanda: possui acesso ao sol e ventilação;
  3. Banheiro: pode ser útil a curto prazo logo após a lavagem, especialmente para varais pequenos ou de porta;
  4. Cozinha: se for integrada ou tiver espaço disponível;
  5. Quarto de serviço: ideal para quem tem este cômodo extra.

Dica de ouro: evite estender as peças em ambientes úmidos ou que fiquem a maior parte do dia fechados. Caso o seu apartamento tenha área privativa, prefira um lugar reservado.

Tipos de varal para apartamento

Agora que você já tem uma ideia de onde pendurar as roupas, é hora de conhecer os modelos disponíveis!

Se ainda está em dúvida, aproveite para explorar as diferentes opções — isso tornará mais fácil visualizar qual varal se adequa melhor ao seu ambiente!

1. Varal de chão

Mulher jovem na sala de estar, estendendo roupas e toalhas em um varal de chão.
Simples e funcional: o varal de chão para apartamento não tem erro! / Créditos: foto por Freepik

Quer um varal funcional e fácil de usar? O modelo de chão é durável e resistente, assim você pode estender várias peças de roupa de uma só vez. 

Ele também pode ser usado para colocar as peças que você acabou de passar antes de guardá-las no armário.

Apesar disso, não é o modelo mais indicado para estender roupas de cama, mesa e banho já que fica a poucos centímetros do chão.

Ele também possui  opções com rodinhas, que facilitam a locomoção pela casa para aproveitar melhor a luz do sol. 

Outra vantagem é que o varal de chão é dobrável e pode ficar guardado em um armário ou embaixo da pia sempre que não estiver sendo usado!

Alguns modelos são giratórios e podem ser usados para secar peças de roupa mais leves como meias, shorts e roupas íntimas.

2. Varal de parede

Tem espaço extra na área de serviço? Varais de parede com fios são simples e funcionais. No entanto, precisam ser fixados entre duas paredes.

Eles podem ser fixos ou retráteis e a quantidade de roupa que pode ser estendida depende da quantidade de fios disponíveis. Quando se utiliza o modelo fixo, a área não pode ser utilizada para outras atividades, mesmo quando o varal está vazio.

Já a opção retrátil, com um ou vários fios, não ocupa muito espaço e pode ser recolhida quando o varal não está sendo usado. 

O modelo de um fio permite estender peças de roupas grandes, já que é bastante resistente. Já o modelo com várias hastes deve ser usado com roupas pequenas e mais leves.

3. Varal de porta

Tem uma área de serviço pequena? Nesse caso, o varal de porta pode ser a solução! Ele pode ser fixado na cozinha, no banheiro ou qualquer outra porta disponível. 

Leve em consideração que este modelo permite estender poucas peças de roupas ao mesmo tempo. Por isso, é ideal para quem mora sozinho ou para famílias pequenas.

4. Varal de teto

Mulher loira, numa varanda, estendendo diversas roupas coloridas em um varal de teto.
Dentre todos os tipos de varal, escolha o que melhor atende às suas necessidades em relação ao tamanho de seu apartamento! / Créditos: foto por Freepik

O varal de teto é uma ótima escolha para apartamentos com pouco espaço, permitindo pendurar peças de vários tamanhos de maneira prática e funcional. Além disso, os preços são bastante acessíveis!

Os modelos mais conhecidos são os fixos, parafusados à parede; e os com manivela, que permite elevar o varal até o teto, liberando o espaço para a circulação dos moradores. 

Essa característica também faz dele uma boa opção para quem usa a área de serviço para outras atividades.

Casas com muitos moradores podem utilizar mais de um varal de teto, e assim conseguir mais espaço para secar as roupas.

Dica importante: quer otimizar o uso do varal? Coloque camisas, camisetas, vestidos e saias em cabides e pendure-os no varal. Depois é só passar!

5. Varal mágico

O varal mágico é uma solução prática e discreta para áreas de serviço pequenas. Sua estrutura retrátil permite que seja puxado para uso e recolhido quando não está em uso, tornando-se quase “invisível”.

Ele pode ser integrado a paredes, portas ou móveis e costuma estar disponível em várias cores para combinar com a decoração. Ideal para otimizar o espaço, mantém o ambiente organizado e livre de fios visíveis.

6. Varal retrátil

Varal retrátil estendido, com toalhas brancas penduradas.
Entre os tipos de varal para apartamento, o retrátil é um dos preferidos por economizar espaço! / Créditos: foto por Freepik

Outra boa opção para secar roupas ou para estender peças que acabaram de ser passadas é o varal retrátil de parede. 

Você pode escolher entre os modelos sanfonados e os retos, já que ambos são pequenos e praticamente não ocupam espaço. E, assim, quando não está sendo usado, você pode recolher, liberando espaço da área de serviço.

Também pode ser instalado no banheiro ou na varanda, e é mais indicado para famílias pequenas ou para pessoas que moram sozinhas, por conta da sua capacidade reduzida.

7. Varal rotativo

Um dos tipos de varal para apartamento mais populares é o rotativo. Esse modelo robusto e forte é o ideal para ser utilizado em espaços como a área privativa.

Você pode estender várias peças ao mesmo tempo, e sua ponta removível facilita a retirada da parede, oferecendo praticidade e versatilidade no dia a dia.

8. Varal recolhível

Você, com certeza, já usou ou já ouviu falar de varal recolhível, não é mesmo? Nesse modelo, basta puxar a corda quando for estender as roupas.

Alguns varais recolhíveis têm cordas maiores, que facilitam na hora de estender várias peças de uma só vez. Outros modelos têm várias cordas, que podem ser usadas ao mesmo tempo.

Além da área de serviço, podem ser usados na varanda, área privativa, no banheiro ou em qualquer outro espaço que tenha paredes em posições opostas onde as duas pontas da corda podem ser fixadas!

9. Varal sob encomenda

Tem uma folguinha no orçamento? Nesse caso, opte pelos tipos de varal sob medida, que se ajustam perfeitamente ao seu ambiente!

Você também consegue usar em diferentes tamanhos e formatos e podem ser, inclusive, circulares. Além disso, é possível que sejam projetados como peças multiúso, que facilitam na hora de dobrar ou de passar as roupas.

E qual é o melhor varal para apartamento pequeno?

A escolha do varal para apartamento vai depender do tamanho da família e das necessidades específicas do ambiente. Em geral, pode-se considerar:

→ Famílias grandes: precisam de varais que suportem mais peso — por isso, os modelos de teto ou parede com capacidade de pelo menos 10 kg são recomendadas;

→ Famílias com crianças: devem considerar o volume de roupas como uniformes escolares e mais, então também é importante uma boa capacidade;

→ Casais e pessoas que moram sozinhas: podem optar por varais menores, como os giratórios, com capacidade entre 6 a 10 kg. Modelos compactos são ideais para maximizar o espaço na área de serviço.

Agora, para quem quer ainda mais facilidade, outra opção é contar com um serviço de lavanderia compartilhada dentro do condomínio, que vai facilitar todo esse processo e ainda economizar espaço no apartamento.

Lavaderia compartilhada de condomínio Luggo, com três máquinas lava e seca OMO brancas. Ao lado, mesas e cadeiras para quem quer esperar no local.
Com os serviços on demand da Luggo, você consegue priorizar o que realmente importa!

Qual o melhor material para o varal?

O melhor varal é o que atende suas necessidades! E eles estão disponíveis em diferentes materiais, como plástico, alumínio e inox. Confira a seguir as diferenças entre cada um:

→ Inox: é resistente e suporta grande quantidade de roupa. É uma ótima escolha, embora um pouco mais cara se comparado aos de plástico;

→ Alumínio: ideal para roupas mais delicadas, além de ser muito durável. Modelos com pintura eletrostática não sofrem corrosão;

→ Plástico: Mais acessível e também resistente, sendo uma opção econômica.

Mas atenção: não deixe de medir a área onde o varal será colocado e observe se ele precisará ser recolhido após o uso ou poderá ficar sempre disponível.

Agora que você sabe quais são os tipos de varal mais utilizados, já pode escolher o modelo que se ajuste melhor à sua área de serviço e às necessidades da sua família. Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o Blog Luggo para mais dicas e facilidades na sua rotina!