Encontrar um lugar para morar hoje em dia está difícil, né? Tanto que empresas começaram a vender imóveis no metaverso!
O espaço virtual é diferente do que a gente vive em muitos aspectos, mas tem coisas que permanecem as mesmas. Uma delas é a importância de ter cuidado na hora de escolher um lar.
Neste texto, você vai: 1- entender o que é o metaverso, 2- descobrir como comprar terrenos nessa realidade e 3- encontrar dicas de investimento.
Óculos de realidade aumentada a postos?
O que é o metaverso?
O metaverso é um espaço virtual em que os usuários podem conhecer pessoas, praticar esportes, cozinhar, investir, entre outras atividades.

Nesse espaço, as pessoas são simbolizadas por avatares, assim como no jogo The Sims. Os interessados no metaverso podem acessá-lo por meio de fones de ouvido de realidade virtual, óculos de realidade aumentada e aplicativos de smartphone.
O conceito de metaverso não é novidade, ao contrário do que algumas pessoas pensam. O escritor Neal Stephenson falou sobre ele em 1992, no livro “Snow Crash”, mas só agora, 30 anos depois, podemos explorar esse espaço virtual.
Como investir no metaverso?
O primeiro passo para começar a aplicar dinheiro no metaverso é pesquisar as possibilidades de investimento. No Brasil, há poucas opções para investir diretamente no espaço virtual, mas tem como apostar em empresas que já estão nessa realidade!
A Forbes fez uma lista de organizações no metaverso para facilitar os seus investimentos:
- Lojas Renner
- Meta, do Facebook
- Microsoft
- Nvidia
- Roblox
- Unity
As ações dessas empresas estão disponíveis na Bolsa de Valores do Brasil, B3. Geralmente, os investidores escolhem os ativos por meio de instituições financeiras.
A criptomoeda também é uma opção para quem quer aplicar dinheiro no metaverso. Os projetos Axie Infinity, Decentraland, Star Atlas e The Sandbox têm moedas próprias no espaço virtual.
Por que comprar um terreno virtual?

Dá para entender os benefícios de ter um imóvel, né? Um lugar confortável para voltar depois do trabalho, um espaço para receber os amigos e a sensação de estabilidade. Qual seria a lógica de transferir cada uma dessas coisas pra realidade virtual?
Especialistas acreditam que logo o metaverso será tão comum quanto acessar o Instagram. Assim, as pessoas que apostaram no espaço virtual estariam saindo na frente de quem ainda está desconfiado em relação a ele!
Quem escolheu “sair na frente” comprando um lote virtual teve que desembolsar altas quantias de dinheiro. O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) Republic Realm investiu R$ 5,1 milhões para comprar um terreno em Decentraland, um projeto dentro do metaverso. 🤯
Os preços variam de acordo com as características dos lotes. Os terrenos mais caros são os maiores e com localização privilegiada, assim como costuma ser na vida real.
Riscos de comprar terrenos no metaverso
Alguns investimentos podem não trazer os resultados esperados e não é diferente para quem aplica dinheiro no metaverso.
Existe a possibilidade da pessoa comprar um terreno grande e bem localizado e ele acabar desvalorizando. Isso pode acontecer porque o valor de um lote depende do sucesso do projeto do investidor.
Como assim?

Se uma pessoa compra algo em um metaverso e outro indivíduo adquire esse mesmo objeto em outra realidade virtual, o investimento desvaloriza. É aí que entra a relevância dos NFTs.
Em tradução literal, NFTs são tokens não fungíveis. Se um investidor compra um lote desse tipo, ele está adquirindo um objeto único, impossível de ser copiado.
Novas formas de viver
O metaverso é um jeito novo de aproveitar a realidade virtual, que se mistura cada vez mais com a rotina da vida real.
Quer acompanhar as novidades do mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter abaixo! ⬇