Quer deixar o apartamento mais funcional? A otimização de espaço ajuda a organizar melhor os ambientes da casa e aproveitar cada cantinho ao máximo. Nada melhor do que ter um lar lindo, confortável e funcional, não é mesmo? 

Soluções criativas e funcionais são ainda mais importantes em locais compactos, uma vez que esse estilo de vida contemporâneo exige soluções criativas para aproveitar cada cômodo da melhor forma possível. 

Quer entender melhor o que é otimização de espaço? Então, continue a leitura do post!

O que é a otimização de espaço?

Essa estratégia torna o ambiente mais prático e funcional ao distribuir móveis e objetos de decoração de modo a aproveitar ao máximo o espaço disponível. 

Um apartamento, grande ou pequeno, precisa ser aconchegante para promover a boa convivência. Para isso, móveis e objetos de decoração devem ser proporcionais e adequados ao que você tem disponível.

E como otimizar o ambiente?

Segundo o Secovi-SP, os apartamentos com menos de 45m² correspondem a 40% dos imóveis recém lançados na cidade de São Paulo. A otimização desses espaços visa o conforto dos moradores e pede uma certa dose de criatividade e bom senso.

O lema é escolher móveis que não atrapalhem a circulação e itens de decoração que tragam harmonia e equilíbrio para o ambiente.

Ideias para apartamento pequeno

Sala de estar com sofá cinza, rodeado por móveis e caixas de mudança desorganizados.
Um apartamento funcional e aconchegante é essencial para o bem estar e a qualidade de vida! / Créditos: foto por Freepik

Mas então, como otimizar o espaço na prática? Veja a seguir algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu cantinho, deixando-o bonito, aconchegante e funcional:

Opte pelo conceito aberto

O conceito aberto surgiu em Nova York no final da década de 90, quando antigos prédios industriais passaram a ser utilizados como moradia. 

Base de estilos como o minimalismo, os cômodos sem divisão ampliam o espaço, uma vez que a técnica permite ganhar alguns centímetros extras no apartamento. Além disso, ambientes integrados são mais funcionais e estimulam a convivência entre os moradores. 

Caso você prefira ter alguma divisão, uma opção interessante é utilizar outros tipos de divisórias que proporcionam uma sensação mais leve e clean, como as removíveis — que facilitam a organização e a vida de quem mora de aluguel, pois podem ser rearranjadas conforme a necessidade.

Se o objetivo é trazer uma estética moderna e deixar o apartamento mais convidativo, aposte nessa otimização inspirada no conceito aberto! 

Móveis multifuncionais

Móveis multiuso também são ótimos para a otimização de espaço. Quem gosta de receber visitas, por exemplo, pode investir em um sofá-cama que além de prático também é muito confortável para assistir as séries favoritas na TV. 

Camas com gaveteiros são as mais indicadas para quem usa muita roupa de cama ou muitos pares de sapato. Já os beliches e as bicamas são úteis para os quartos pequenos, deixando mais superfície livre para um cantinho de home office, por exemplo.

Mesas, bancos ou cadeiras dobráveis também proporcionam conforto e não ocupam espaço. Além de tudo, a peça pode ser armazenada quando não estiver sendo utilizada.

E como a Luggo está sempre propondo soluções inteligentes para o seu dia a dia, você sabia que possuímos o LuggoBox? Ele é um espaço de armazenamento dentro do condomínio, que pode ser alugado para guardar seus pertences que não são utilizados com frequência. Perfeito, não é?

Queremos otimizar o dia a dia dos moradores dentro e fora do apartamento. Conheça melhor os nossos condomínios!

Composição vertical 

Estante organizadora vertical, decorada com vasos de plantas e com caixas organizando toalhas e outros itens.
A organização vertical, além de economizar espaço, é perfeita para expor suas decorações favoritas / Créditos: foto por Freepik

Falta espaço para guardar livros, vinis e objetos de decoração? A composição vertical é uma técnica que evita que objetos pessoais fiquem espalhados pela casa, deixando tudo mais bonito e organizado.

Para isso, espalhe armários do chão ao teto, prateleiras ou nichos de diversos tamanhos para armazenar tudo o que a sua imaginação mandar. 

Também vale fixar ganchos nas paredes ou nas portas de armários para pendurar bolsas, casacos e guarda-chuvas.

Espelhos

Espelhos são ótimos aliados da otimização de espaço. Além de transmitirem uma sensação de profundidade, os objetos fazem com que o ambiente pareça bem maior do que realmente é. 

modelos modernos, retrôs e até industriais, a escolha depende da decoração de cada apartamento. Para aproveitar melhor a luz, coloque o espelho na parede oposta à entrada de luz. 

No entanto, tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois isso pode causar um certo desconforto — menos é mais! Escolher os lugares mais estratégicos é o suficiente.

Dicas criativas: cores que ampliam o ambiente

Alguns truques de decoração e manutenção também promovem uma sensação de amplitude. Uma nova pintura nas paredes, por exemplo, pode deixar os ambientes mais modernos e elegantes. 

Para que essa dica funcione, no entanto, é preciso observar algumas regrinhas:

Cores neutras e claras 

Cores claras, como o branco e o gelo, ampliam o ambiente e trazem uma sensação de profundidade, fazendo com que um espaço pareça maior do que realmente é. 

Cores neutras e claras deixam a iluminação da casa mais natural, imprimindo uma certa dose de descontração. Para um ar ainda mais jovial, combine com móveis, tapetes e objetos de decoração coloridos.

Já as cores neutras podem ser utilizadas no teto e na maior parede de um ambiente para deixá-lo mais moderno e casual. 

Cores metálicas

Resistentes à umidade, tintas de cores metálicas são mais comumente utilizadas em superfícies que precisam ser limpas com frequência. No entanto, o acabamento também ajuda a prolongar a sensação de amplitude, pois deixa os ambientes mais modernos e iluminados. 

A tinta metálica também pode ser utilizada em superfícies metálicas em geral, como esquadrias e divisórias, madeiras, plásticos e até cerâmicas.

Tons frios 

Casal segurando amostras de cores para pintar as paredes de apartamento pequeno.
Alguns tons podem trazer sensação de amplitude ao ambiente, como as cores neutras e frias / Créditos: foto por Freepik

Tons frios também são boas opções de otimização de espaço. As mais populares são o azul, o verde e o violeta que criam cenários tranquilos e espiritualistas. 

Apesar disso, elas não devem ser usadas em excesso, pois podem transmitir uma sensação de impessoalidade. 

Na hora de combinar, escolha a sua cor favorita e crie um ambiente monocromático com uma parede mais escura. Também vale combinar cores análogas, ou seja, aquelas que têm a mesma matriz. Em geral, diferentes matizes combinam com todos os tons de azul, uma cor fria por excelência.

Agora, ao usar cores frias com suas complementares, opostas entre si no círculo cromático, é preciso ter um certo cuidado para não deixar o ambiente carregado. 

Por exemplo, combinar verde com vermelho e azul com amarelo pode ficar pesado aos olhos — nesse caso, falta usar uma outra cor mais neutra como base e apostar as cores fortes em detalhes e acessórios.

O Blog Luggo está aqui para te inspirar!

Quer estar sempre em dia com as melhores dicas e tendências para fazer da sua casa um verdadeiro lar? Desde otimização da rotina e decoração até dicas financeiras e guias de cidade — nós te ajudamos com tudo o que você precisa. 
O Blog Luggo traz sempre as últimas novidades para quem quer viver bem com todo o conforto e qualidade de vida. Continue acompanhando e more vivendo!