Sair da casa dos pais é o grande sonho de quem está conquistando independência e deseja ter mais liberdade para estabelecer a própria rotina. Por isso, preparamos um guia completinho com informações, referências e dicas para quem vai morar sozinho!
E a gente sabe que o medo, as incertezas e muitas dúvidas podem surgir. Uma ajudinha nessas horas é sempre bem-vinda, né?
Então, confira o que a gente trouxe para você!
As principais responsabilidades de quem mora sozinho
E já que vamos falar em dicas para quem vai morar sozinho, é bom dizer logo de início que as responsabilidades desse novo estilo de vida precisam ser levadas a sério.
Isso porque, como único integrante da casa, você será o responsável por todas as tarefas que garantem o bom funcionamento do lar e, até mesmo, a sua segurança.
Assumir essas responsabilidades é super importante, mas você não precisa entrar em pânico com os impactos da passagem para a vida adulta, é só ter um pouco de calma e um bom planejamento que tudo vai dar certo.
E por onde começar? Bom, fizemos aqui um resuminho com as principais tarefas que você terá que se preocupar nessa fase da vida, e o que você deve fazer pra não se perder no meio de uma obrigação e, olha, no final você vai ver que não é tão difícil assim.
Dá uma olhada 🧐:
Atenção com as documentações
Tanto seus documentos pessoais quanto a papelada de aluguel e contas recorrentes da casa precisam estar em dia, organizados e armazenados em local seguro e acessível.
Isso inclui desde o seu contrato de locação até os boletos mensais de água, luz e internet.
E aqui, uma das dicas para quem vai morar sozinho é, se possível, guardar todos os comprovantes digitais pra evitar aquela papelada pela casa. . Anota aí! 📝
De olho nos prazos e vencimentos
Já pensou que dor de cabeça chegar em casa e perceber que está sem internet por falta de pagamento ou recebeu uma multa de atraso na conta de luz? 😬
Para evitar esses problemas, fique de olho no vencimento de todas as faturas e não deixe nenhum prazo passar despercebido.
Vale criar um lembrete para cada conta na agenda do celular. Ou, se for mais prático pra você, coloque todos os boletos no débito automático e dê adeus ao esquecimento! 📌
Cuidado com cada parte da casa
Agora, além de se preocupar com a limpeza e a organização do seu lar, você também tem que adicionar outra tarefa à sua lista: cuidar das manutenções que podem surgir ao longo do tempo.
Por isso, neste guia de dicas para quem vai morar sozinho não pode faltar a análise em todos os cômodos.
“Ah, mas quando é que faz isso?” Olha, você pode aproveitar a hora da faxina para identificar infiltrações, problemas elétricos, reparos de pintura e outras funções residenciais que você só notaria a falha no momento que precisasse usar. 🔍
Você vai ver que aquele ditado “prevenir é melhor do que remediar” nunca fez tanto sentido!
5 vantagens de morar sozinho
Mas, nem só de responsabilidades e tarefas domésticas vive quem mora sozinho. Ter a casa ou apartamento só pra você tem muitas vantagens. 🥰
Então, se por acaso todas as obrigações que citamos antes te assustaram, a seguir separamos 5 benefícios desse estilo de vida, para te animar na sua decisão de mudar de casa:
1. O espaço é só seu
Uma das principais vantagens de morar sozinho é poder aproveitar o espaço da maneira que preferir.
Ou seja, nada de precisar dividir guarda-roupa, quarto, banheiro, sala ou cozinha com outros moradores, além de poder guardar as suas coisas onde quiser.
Outro ponto positivo é decorar todos os ambientes do seu jeito.
2. A bagunça também é só sua
Sim, você ainda terá que lidar com sua própria bagunça, mas a vantagem é que ela será somente sua, sem as coisas de mais ninguém ocupando espaço e tumultuando o apartamento.
E aqui fica uma dica: essa liberdade de morar sozinho inclusive pode despertar o bagunceiro que existe em você, por isso, fique de olho e mantenha o mínimo de organização. Ninguém quer perder as visitas no meio das bagunças, não é? 😅
Uma das dicas mais valiosas pra quem vai morar sozinho é aprender a organizar sua bagunça antes mesmo de abrir as caixas na casa nova.
3. A privacidade domina o ambiente
Chega de outras pessoas mexendo nos seus pertences, entrando no seu quarto ou fazendo qualquer coisa que invada o seu espaço.
Morando sozinho, você vai ter todo tempo e espaço para aproveitar da maneira que preferir sem interferências! É um benefício e tanto para quem tem uma rotina de tarefas e horários diferentes do restante dos amigos ou familiares.
4. O silêncio é o companheiro 🤫
Quem estuda em casa ou mesmo já aderiu ao estilo de trabalho home office precisa de um espaço tranquilo em tempo integral, certo?
Neste guia de dicas para quem vai morar sozinho, vale lembrar que a questão do barulho não será mais um problema, porque além de não haver conversas paralelas no ambiente, você decide o volume da música de fundo e o cômodo que prefere ficar para trabalhar ou estudar, por exemplo.
5. A liberdade faz parte da rotina
Ainda que você possa sair e chegar a hora que quiser, morando com a família ou com amigos é preciso seguir muitas regras de convivência que, talvez, você não concorde.
Mais uma parte boa de morar sozinho, é que você pode ler as normas do condomínio que te interessa pra ter certeza que elas combinam com o seu estilo de vida. Se sim, é só levar as suas caixas para o lar doce lar. Quer coisa melhor?
Checklist para quem vai morar sozinho
Agora deu para notar que, apesar de exigir bastante responsabilidade, morar sozinho tem mais pontos positivos que negativos, né?
Mas para você aproveitar tudo isso, é essencial ter um planejamento que vai te ajudar a organizar todo o processo da mudança e das primeiras semanas como novo(a) independente da galera.
Para isso, o ideal é começar a se programar meses antes da data de entrada no imóvel e estar atento para não esquecer de nenhuma etapa da agenda. 📅
Então, pegue o bloco de notas, o calendário e a calculadora e confira esse checklist que preparamos para te guiar nessa jornada.
Faça as contas
Os primeiros meses da mudança exigem um gasto bem mais alto do que depois da sua instalação completa na nova casa. Isso porque você vai precisar pagar o valor de entrada do aluguel, a primeira parcela mensal, contratar um plano de internet, comprar mobília e por aí vai..
Outros gastos menores com documentação, serviços adicionais e mercado também podem surgir, então, tudo precisa ser bem pesquisado e calculado para não faltar nenhum centavo. 💰
Encontre seu lar
Com o orçamento disponível já calculado, chegou a hora de encontrar o seu imóvel.
Existem plataformas online com anúncios e filtros para você buscar o lar que dê match com as suas necessidades.
Mas já que você quer dicas para quem vai morar sozinho, aqui vai uma que vai facilitar e muito a sua vida: a Luggo.💜
Na Luggo, você pode alugar o seu apartamento já mobiliado e sem burocracia, mudar em até 24 horas e contar com todas as facilidades de um condomínio fechado, além de viver em empreendimentos que têm tecnologia de ponta para a sua vida.
Com tanta praticidade dá até mais segurança para se lançar nessa nova etapa, né? Saiba mais sobre os imóveis e unidades disponíveis, clicando aqui!
Resolva a documentação
Aqui você vai ver, na prática, que a parte da burocracia que falamos no começo é bem mais tranquila na Luggo.
Antes de entrar no apartamento, você precisa assinar o contrato de aluguel e ficar a par do Regulamento Interno do condomínio.
Por isso, não deixe de tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do seu prédio e aderir a todas as recomendações de boa convivência; o que vai te ajudar a evitar qualquer problema futuro por falta de conhecimento sobre as normas. Fica a dica. 😉
Compre o que precisa
Mais uma dica para quem vai morar sozinho e que entra no checklist são as compras. Sim, ao viver solo poucas coisas podem ser suficientes para mobiliar a casa, ainda assim, não dá pra mudar de mãos abanando, concorda? 🤷♀️
Dessa forma, ainda que você não queira gastar muito, compre a mobília principal para cozinha, quarto e sala, e adquira o restante de acordo com a sua necessidade.
A gente separou algumas dicas pra você decorar o seu apartamento. Leia e inspire-se!
Prepare a mudança
Os pertences que estão na sua antiga casa precisam ser organizados para entrar no seu novo lar — e isso pode levar mais tempo do que você imagina.
Pra evitar dor de cabeça, separe ao menos uma semana para escolher o que jogar fora, o que vai para doação e, por fim, o que de fato vai fazer parte dessa nova fase da sua vida.
Organize a casa nova
A organização após a mudança é uma das etapas mais importantes para quem vai morar sozinho. Fique atento aos detalhes!
Afinal, sem ajuda de outros moradores pode levar algum tempo até que todas as caixas sejam desembaladas e cada peça seja devidamente instalada no local certo.
O ideal é deixar uma mala com alguns itens essenciais como roupas e produtos de higiene, para facilitar as suas primeiras semanas no novo lar.
5 dicas para quem vai morar sozinho
Para quem vai sair da casa dos pais ou parar de dividir o aluguel com os amigos, a sensação de independência pode estar misturada ao peso das responsabilidades, mas nem por isso essa experiência é menos valiosa.
Muito pelo contrário, você pode adquirir ainda mais maturidade e autoconhecimento, além de todos os benefícios que já citamos aqui.
Já que dicas para quem vai morar sozinho nunca são demais, separamos mais cinco conselhos que farão toda a diferença na sua vida vivendo em sua própria companhia. Veja:
1. Rotina continua sendo indispensável
Sair da casa dos pais é finalmente ter a liberdade para cumprir com suas obrigações domésticas na hora que quiser. Porém, isso não significa que você não precisa estabelecer sua própria rotina.
Defina dias fixos para cumprir cada tarefa e fique atento(a) aos horários do seu sono e da sua alimentação.
2. A agenda será sua melhor amiga
No meio de tantos compromissos, prazos de pagamento e tarefas diárias, a agenda é uma das mais preciosas dicas para quem vai morar sozinho. 📅
Anote e confira as suas obrigações para cada semana e aproveite essa organização pra incluir também os afazeres domésticos, como o dia de retirar o lixo, fazer as compras do mês e assim por diante.
3. Reserva de emergência salva sua pele
Por mais que todas as suas contas estejam sempre pagas em dia, eventualidades podem acontecer e aquela grana extra que você tem guardada será a sua salvação. 💰
Afinal, um eletrodoméstico pode queimar ou você pode precisar fazer um conserto em algum cômodo. Adiar essas manutenções costuma sair bem mais caro do que contratar um profissional para fazer os consertos o quanto antes.
4. Fazer é mais barato que contratar
Por falar em contratar, para quem vai morar sozinho nem sempre compensa pagar pela mão de obra para resolver absolutamente tudo. Por isso, sempre analise se vale a pena pagar por um serviço que você pode realizar. Tá aí a chance de aprender a fazer coisas diferentes. 😉
No final do mês, os gastos com uma faxineira, cozinheira ou com aplicativos de entrega de comida, por exemplo, podem custar mais caro do que o seu aluguel. 🤦♀️
Dessa maneira, cozinhar em casa por mais dias na semana e cuidar para manter a limpeza dos ambientes é muito vantajoso.☝️😉
5. Ter assistência poupa seu tempo
Não podemos deixar de dizer, entretanto, que para os dias mais corridos e com a lista de tarefas sobrecarregada, ter profissionais para dar uma assistência vai deixar a sua rotina muito mais tranquila.
Isso inclui desde contratar especialistas para te ajudar com a organização do apartamento, até aproveitar as facilidades oferecidas pelo condomínio, como a lavanderia compartilhada.
Mas, por sorte, a Luggo tem profissionais à disposição no condomínio para dar assistência aos moradores. Com eles, você não vai precisar se preocupar em procurar a melhor mercearia, nem em passar perrengue com serviços desqualificados e olha só, o atendimento é 100% dedicado ao seu bem-estar.😍
Diz aí se com essas dicas não ficou muito mais fácil entender o que você precisa para mudar pra um espaço só seu?!
Lembre-se: o equilíbrio entre responsabilidade e independência é o que vai fazer dessa fase a melhor da sua vida.
Então, salve este guia e aproveite todas as informações para planejar cada passo! E se você quiser saber ainda mais, continue por aqui e veja outros conteúdos do nosso blog.
Até o próximo conteúdo! 😘