Brasileiros amam pets! Os números impressionam: são mais de 149 milhões de bichinhos domésticos espalhados pelos quatro cantos do país. Isso significa que 70% dos lares têm, pelo menos, um amigo peludo

E não é para menos! Bichinhos de estimação são amigos, confidentes e companheiros para lá de leais, sempre dispostos a compartilhar uma aventura. Quem resiste a tanto amor?

Os pets fazem parte da família, por isso, seu conforto e bem-estar são levados a sério na hora de escolher um imóvel. O espaço pet é pensado para os bichinhos brincarem e se exercitarem com toda a segurança e conforto oferecida por um condomínio. 

Quer conhecer melhor as vantagens de contar com um espaço pet em condomínio? Então, continue a leitura do post!

O que é o espaço pet em condomínio?

O espaço pet é um lugar projetado para atender a todas as necessidades dos animaizinhos e seus tutores. Ou seja, é um cantinho do condomínio onde os pets são livres para correr, interagir com outros animais, brincar e gastar o excesso de energia, evitando o estresse causado por ficar o dia inteiro em um apartamento.

Assim, os tutores não precisam abdicar da segurança do condomínio ao levar os pets para parques, praças ou passeios públicos para que eles desfrutem de mais liberdade.

O que deve ter em um espaço pet?

Visão de um espaço pet dos condomínios Luggo. Espaço gramado e cercado, com túnel, arcos e rampa.
O espaço pet é uma grande área de lazer para o seu animalzinho!

O espaço pet é um playground que permite que animais brinquem e se exercitem com seus tutores. Adaptado com pisos resistentes ou com áreas gramadas, o local conta com brinquedos como bolas, frisbees, túneis, cordas e mordedores. É uma academia canina!

Esses objetos incentivam a interação entre os animais, proporcionando uma dose extra de saúde e alegria, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bichinhos.

Alguns ainda possuem bebedouros, comedouros e grande estrutura de lazer com túneis, rampas e área de escalada.  Além disso, o espaço é preparado para oferecer conforto aos animais, contando com camas espaçosas e a prova de mordidas, almofadas e acessórios nos quais os bichinhos podem tirar um bom cochilo.

Benefícios do espaço pet em condomínio

Uma mulher sentada brinca com seu pequeno cachorro. Ela joga folhas para o alto e ele pula em direção a elas. O chão está repleto de folhas secas e ao fundo é possível ver árvores
O espaço pet em condomínio auxilia na manutenção de saúde, lazer e bem-estar do seu bichinho de estimação!

O espaço pet em condomínio é um espaço seguro, onde os animais podem se divertir e socializar uns com os outros. Isso, é claro, é bastante cômodo, uma vez que não é necessário buscar outras alternativas de locais onde o pet possa se exercitar.

Essa área também ajuda a manter uma rotina de atividades que faz com que o animal esteja ativo e mentalmente estimulado, aspectos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Os tutores também se beneficiam do espaço, pois ele favorece a interação e a troca de informações sobre os cuidados com os pets. A dinâmica contribui ainda para a promoção de uma vizinhança amigável que ama e respeita a natureza e os animais.

Por fim, quem está adestrando seu pet também se beneficia de um espaço pet em condomínio. Como o local oferece rampas, arcos e túneis, o tutor terá mais facilidade para ensinar comandos e truques ao seu bichinho.

Regras para utilização do espaço pet

As regras de utilização do espaço pet variam de acordo com as normas estabelecidas previamente pela administração de cada condomínio. Em geral, as boas práticas garantem a convivência harmoniosa entre os moradores, sendo elas:

→É de responsabilidade do tutor limpar a sujeira do seu pet. Também é importante que o animal faça sempre as necessidades no local correto;

→A higiene também deve ser observada, ou seja, animais com pulgas, carrapatos e outros parasitas que transmitem doenças para humanos e animais ficam do lado de fora;

Cachorros de grande porte devem utilizar focinheira caso tenham o hábito de brincar com os demais pets;

→Somente animais com esquema vacinal completo e atualizado devem entrar no espaço.

Também é necessário tomar cuidado extra com filhotes e fêmeas no período fértil. Cachorros e gatos muito novos devem tomar as vacinas obrigatórias antes de circular nas áreas comuns e serem monitorados de perto. Já as fêmeas que estiverem no cio não devem ser levadas ao espaço pet em condomínio. 

O que diz a lei sobre pets em condomínios?

Síndicos, proprietários ou administradores não podem proibir a presença dos pets em um apartamento. Afinal, isso representaria uma violação ao art 5º da Constituição Federal que estabelece o direito de propriedade.

O condômino tem o direito de ter animais no seu apartamento, desde que a permanência deles não perturbe ou coloque em risco a vida de outros pets e moradores. Além disso, os visitantes podem entrar com seu pet no condomínio – a proibição constitui constrangimento ilegal.

Boa convivência entre moradores e pets

Dois pequenos cachorros brincam na grama com uma argola, os dois estão mordendo o objeto e aparentam estar correndo.
Cuidados com as regras de utilização do espaço pet garantem uma boa convivência entre os moradores!

Nas áreas comuns, os condôminos devem se atentar aos seguintes pontos:

Utilize caixas de transporte para gatos e guias para cães grandes ou que tenham hábito de pular nas pessoas;

→Cães grandes ou de raças consideradas agressivas devem circular de focinheira;

→Treine o pet para evitar latidos excessivos ou comportamentos que perturbem os vizinhos

Pode proibir pet em área comum de condomínio?

Conforme mencionado anteriormente, é permitido ter pets em apartamentos, porém a circulação nas áreas comuns depende das regras de cada condomínio. É importante seguir algumas boas práticas para garantir a boa convivência entre os condôminos e os animais.

Animais não devem circular sozinhos em elevadores, área de lazer, coworking e nas demais áreas de uso comum. Além disso, é preciso ter empatia por quem tem medo de animais e prefere manter a maior distância possível deles.

Pet Places dos condomínios Luggo

Os bichinhos dos luggers contam com um espaço todinho para chamar de seu

alguns condomínios Luggo tem espaço pet, ideal para quem ama passar mais tempo com seu bichinho com todo o conforto e segurança.

A Luggo é uma administradora de condomínio pet friendly que visa proporcionar um espaço tranquilo e acolhedor para moradores e seus amados bichinhos.

Quer morar vivendo com toda tranquilidade e conforto para você e seu pet? Então, aproveite para conhecer melhor os condomínios da Luggo!