Você sabe o que é área privativa de um apartamento e porque ela é diferente das outras áreas?
Não? Então, vem com a gente, preparamos um texto completinho para você entender de maneira fácil e, pode confiar, saber disso vai te ajudar na hora de escolher o melhor apartamento e a entender as diferentes taxas que são cobradas.
Vamos nessa?!
O que é uma área privativa em apartamento?
De forma resumida, a área privativa é um ambiente a mais no apartamento, fora os cômodos mais comuns, como quarto, cozinha e sala. Ela pode ser coberta ou não e lembra um pouco um quintal ou uma varanda grande.
E o mais legal desse espaço é que você pode usá-lo do jeito que quiser. Quer fazer uma academia particular? Pode! Um jardim vertical? Uma varanda gourmet? Esse é o local perfeito pra isso e o limite é a sua imaginação. Demais, né?
No entanto, quando se fala de área privativa também se fala do espaço exclusivo do proprietário, e entram nesse cálculo tanto a área do apartamento quanto outros espaços privados, como a garagem (se for o caso), por exemplo.
Fora essa área particular, na metragem de um apartamento também entram as áreas comuns, úteis e total. E é aqui que a confusão começa. Mas vamos por partes.
Diferença entre área privativa e área útil
A área privativa inclui tudo que está da porta para dentro do apartamento e é o local onde apenas o proprietário tem acesso (e quem ele quiser, claro). Aqui a espessura das paredes são calculadas, tanto as de dentro do imóvel quanto as de fora.
Já a área útil também mede o espaço exclusivo do proprietário, mas não entra nessa conta as paredes. Por esse motivo, ela é conhecida como “área da vassoura”, já que calcula apenas os espaços em que é possível varrer. 🧹
Diferença entre área privativa e área comum
Já a área comum é aquela que não pertence a uma única unidade, como os corredores, escadas, elevadores e os espaços compartilhados como piscina, coworking, churrasqueira e salão de festas.
Essa foi simples, vai…
Diferença entre área privativa e área total
E por último, temos a área total, e ela é a soma de tudo: vai desde a área privativa – incluindo a garagem – até a área comum.
Deu pra notar que é analisando o espaço total que você consegue saber qual a área de todo o imóvel, né? Justamente por isso esse cálculo influencia diretamente no preço final do aluguel ou compra do apartamento.
6 vantagens de ter área privativa em apartamento
Ainda tá na dúvida se vale a pena ter um apartamento com área privativa? Separamos aqui 6 benefícios que vão te ajudar a pensar na escolha. Dá só uma olhada:
1. Mais privacidade
Se você não abre mão de ter privacidade para curtir momentos com a família ou amigos sem precisar compartilhar todos os espaços com outras pessoas, a área privativa é indispensável!
Ela é uma garantia a mais de viver experiências só com quem realmente importa pra você!
2. Segurança para crianças e pets
Quem tem crianças e animais de estimação sabe como a segurança desses pequenos é importante.
E, realmente, não dá para descuidar desses serzinhos graciosos, né?
Com uma área privativa você tem um espaço a mais para eles brincarem, tudo dentro do seu apartamento, o que facilita (muito) ficar de olho no que tá acontecendo. Diz aí se não é beeem mais prático?
3. Mais liberdade para receber visitas
Geralmente, nas áreas comuns dos condomínios existe um limite de convidados, que pode variar entre duas ou cinco pessoas por unidade, dependendo do que está escrito no regimento interno.
Mas no seu espaço você pode chamar mais pessoas se quiser, desde que não desrespeite as regras gerais de convivência, claro.
E vamos combinar, assim a gente fica até mais a vontade para essas sociais.Já estamos com roupa de ir! 💃
4. Praticidade no dia a dia
Sabe aquelas festinhas que acontecem de última hora ou a vontade de malhar do nada? Esqueça se você não tem uma área privativa.
Isso porque os espaços compartilhados de um condomínio, como salão de festas, churrasqueira e academia só podem ser usados se agendados com antecedência, além de terem um horário definido de funcionamento.
Hey, mas isso não significa que você não deva aproveitar os espaços, hein? Pode e deve! Mas, fala sério, é bem mais vantajoso ter liberdade para se reunir com os seus amigos na hora que você quiser.
Mas atenção: nada de gritaria e som alto até tarde, combinado? A lei do silêncio é rigorosa e não vale a pena arranjar esse tipo de problema.
5. Flexibilidade para aproveitar o espaço
Pensa em um espaço que te dá liberdade para criar o que você quiser. Só com a área privativa isso é possível e esse é um dos benefícios que mais pesam na busca de um apartamento desse tipo.
Mas antes de sair mudando a sua área privativa, é bom verificar com o síndico o que pode (ou não) ser instalado neste espaço, porque as regras mudam de um condomínio para outro.
E as possibilidades são tantas que você pode ter um novo espaço sempre que tiver vontade e sem pagar nada mais por isso! Investir na criatividade e na inspiração é a resposta.
6. Valorização do imóvel
Quem não quer morar em um imóvel mais valorizado? E tá aí outra vantagem de contar com essa área extra.
E esse destaque faz todo sentido, afinal de contas, deu pra notar que quem tem um apartamento com área privativa tem muito mais liberdade e qualidade de vida, né?
O que considerar na hora de escolher uma área privativa

Depois de todas essas vantagens, fica difícil não querer ter um local assim dentro de casa.
Mas o que levar em consideração na hora de ver um imóvel e analisar a área privativa? Confira:
Conheça as suas necessidades
De que forma uma área privativa pode agregar mais conforto para você e pra sua família?
Essa primeira pergunta vai te dar um norte se você realmente precisa desse espaço extra e, até mesmo, o que pode ser feito nele (tem dicas sobre isso mais pra frente).
Cheque a estrutura da área
Nós falamos que a área privativa pode ser coberta ou aberta, certo?
Isso também deve ser levado em conta e alinhado com a necessidade do primeiro passo, afinal de contas, não adianta criar uma academia ao ar livre, por exemplo, se os equipamentos vão pegar chuva.
Aqui vale também sondar um pouco mais sobre as possibilidades que você tem. Se o imóvel for alugado, dificilmente será permitido reformá-lo, no entanto, é possível sim explorar a área com móveis e objetos de decoração que dão uma carinha nova ao espaço.
Se puder, visite o local
Ver as fotos e a planta do apartamento são fundamentais, mas, se possível, vá ao apartamento.
Assim, você consegue ter uma noção real de como a área se integra com os outros cômodos e se ela está de acordo com o que você espera ou quer.
Caso não dê para fazer uma visita, os tours 360º facilitam demais e te ajudam a ter uma visão mais realista de todo o espaço.
E aqui vai uma dica de ouro: deixe a vergonha de lado e tire todas as suas dúvidas. Aproveitar essa visita e fazer perguntas pode te dar uma ideia de como será a sua vida nesse espaço e, pode ter certeza, vai facilitar demais no seu dia a dia.
Ideias do que fazer na área privativa
Quer aproveitar esse ambiente e não sabe o que montar? Veja essas dicas:
Academia: pensou ter uma academia todinha sua e sem precisar reservar? Essa é a sua chance.
Jardim ou horta: as plantas alegram o ambiente e dão um ar muito mais gostoso. Que tal deixar um espaço reservado para criar um jardim ou hortinha totalmente do seu jeito?
Espaço pet: alguns condomínios têm um local apropriado para os bichinhos de estimação, mas você também pode criar um cantinho especial dentro da sua casa para curtir ainda mais a companhia deles. 🐱
Área kids: assim como para os animaizinhos, investir em um local para os pequenos também é uma ótima opção! E dependendo do tamanho do espaço dá até para montar um mini playground.
E ter um cantinho para as crianças brincarem evita que os brinquedos fiquem espalhados por toda a casa.
Cinema: quem é fã de cinema sabe que a experiência conta muito na hora de assistir um filme. Então, por que não criar um espaço perfeito para assistir os últimos lançamentos com o máximo de conforto aí na sua casa? Fica a dica. 🍿
Espaço gourmet: curte soltar a imaginação na cozinha? Ter um espaço gourmet é ideal para isso! Além de dar uma cara mais chique para o lar, ele é perfeito para os amigos.
Spa: depois de um dia cansativo de trabalho, não seria incrível entrar numa hidromassagem (ou ofurô) e só deixar a tensão ir embora? Ou então só ter um local para relaxar e se desconectar do mundo? Vale a pena criar um spa.
E sabia que na Luggo você encontra apartamentos com área privativa para alugar? Além disso, os empreendimentos oferecem outras vantagens que facilitam demais o seu dia a dia. Clique aqui e encontre o apartamento ideal para você, por um preço que cabe no seu bolso!