Quadros, plantas, cores. Fala a verdade, decorar nosso cantinho é aquele momento gostoso em que a gente solta a criatividade e coloca para fora um pouco da nossa personalidade, né?

E vamos combinar, a decoração é uma etapa importante para deixar a casa com mais jeitinho de lar e nada como uma nova combinação para trazer novos ares ao ambiente. 😁

Existem diversos tipos de decoração e hoje vamos falar de uma tendência que trabalha um estilo mais despojado: o boho. Quer saber mais sobre ele? Acompanhe!  

O que é boho na decoração?

Explicando de um jeito bem simples, a decoração Boho é um estilo boêmio contemporâneo que traz uma harmonia despojada pro ambiente através de um jogo charmoso de acessórios, cores e criatividade.  

A decoração boho tem influência de referências étnicas, hippies, orientais e punk. Por isso, é  considerado versátil e combina super bem com os estilos romântico, country e até mesmo vintage, dependendo da proposta de decoração que a pessoa busca..

Acho que já deu para notar que o boho foge dos padrões tradicionais, por isso ele é perfeito para quem busca uma decoração mais diferente do usual. 

Imagem de uma mulher sentada em meio à decoração boho
Elegância, exclusividade e conforto são as marcas do estilo boho

E não foi à toa que o boho caiu no gosto das pessoas, o mix do estilo boêmio combinado com o hippie e o vintage formam um elemento único e que não deixa de ser elegante. 

Assim, é possível dizer que ele traz um conceito de liberdade por meio das estampas e das peças decorativas, criando um ambiente marcante e cheio de personalidade. 

Uma curiosidade: o estilo boho também faz  parte da moda e,assim como na decoração, combina diferentes estilos para criar um look casual, confortável e único. Legal, né? 💃🏽

Diferenças entre os estilos Hippie e Boho

O hippie e o boho têm singularidades, apesar de serem parecidos em alguns pontos.  Veja só:

O estilo hippie busca criar ambientes mais vibrantes e alegres. Para isso, brinca com bordados, abajures coloridos e elementos como tapeçaria no teto e cortinas muito coloridas

Já o estilo boho, embora possa ter essa mesma pegada, conta com um pouco mais de textura, o que agregam ar mais chique e elegante. Além disso, por ter referências étnicas, funciona bem com uma decoração mais romântica e com tecidos luxuosos. 

Resumindo: os dois estilos são descontraídos, sendo que o hippie é mais colorido, forte e carregado, enquanto o boho apresenta traços mais sutis, elegantes e sofisticados.

Como inserir o estilo boho na sua casa? 

Assim como outros estilos, o boho cai muito bem em diversos ambientes da casa, tanto nos móveis, como nos acessórios de decoração. Quer saber como deixar seu lar sofisticado? r? Veja algumas dicas abaixo:

Decoração boho com móveis

O conforto é a base dos móveis que fazem parte do estilo boho. Por isso, se você quer adotar essa tendência, aposte em sofás grandes, coloridos e com formatos arredondados. 

Os puffs coloridos e étnicos também são ótimas opções, porque, além de super confortáveis, ajudam muito a dar cara ao estilo. 

Ah, e sabe aquele móvel solto, que você não sabe bem onde deixar ou como colocar na decoração? O boho é perfeito para integrar esse tipo de item.

Outro ponto muito legal desse estilo é que ele permite a reutilização dos móveis. Ou seja, fica ótimo com peças de brechós, de segunda mão e também com objetos reformados.  O resultado disso é aquela aparência mais rústica e charmosa. 

São os detalhes que  transformam o ambiente, concorda?

Uma sala decorada em tons pasteis de marrom, demonstrando o que é boho na decoração
Mesclando tons mais neutros com tonalidades vibrantes você pode personalizar o ambiente do seu jeitinho

E falando em detalhes, as cores são fundamentais. E para não errar na hora da escolha, aposte em cinza, marrom, bege, verde oliva, caqui e laranja.

Mas nem só de tons sólidos vive o boho. As cores vibrantes como mostarda, roxo, violeta, as brilhantes, como prata e dourado, por exemplo, são super bem-vindas, desde que mantenham uma harmonia.

Mas como não misturar cores demais? Uma dica é definir um limite de variações de tons, indicamos que você aposte em três ou quatro cores, combinando entre os tons mais vibrantes e mais neutros. 

E se você curte materiais mais amadeirados, então o boho é muito pra você! Inclusive, a madeira é a mais procurada pelos amantes desse estilo e não é por menos: ela destaca toda a mobília de um jeitinho sutil.

Decoração boho com acessórios 

Acessórios não podem faltar quando o assunto é decoração boho.  Os favoritos desse estilo são as peças artesanais e trabalhadas à mão. Diz aí se não é o momento perfeito para soltar seu lado artístico. 👩🏾‍🎨

E vale dar uma atenção especial às almofadas, tapetes, velas, quadros e macramês, tanto comprados em brechós, quanto feitos manualmente. 

Tá, então o estilo boho não usa peças modernas? Claro que usa! Apesar de valorizar muito aqueles itens mais rústicos, dá sim para criar um espaço bem decorado com peças atuais. 

A sua imaginação é o limite!

Dicas práticas para adotar a decoração boho

Tá, agora que você entendeu a parte mais conceitual, vamos colocar a mão na massa e testar esse estilo aí na sua casa? Então, bora!

1. Aposte nas estampas

Estampas e cores em apenas um tom  não são bem a vibe do estilo boho, por isso, não tenha medo de aderir a diversidade nos acessórios da sua casa.

Imagem de algumas estampas que também fazem parte do conceito de o que é boho
Uma boa escolha de estampas pode dar um ar de muita sofisticação ao ambiente

Aqui, a dica é apostar em estampas que combinem entre si, para deixar o ambiente mais vivo, diferente e sofisticado na medida certa.

Ah e para iniciantes em decoração, aí vai uma regra infalível pra acertar na decoração boho: escolha uma estampa principal e use as outras para complementar o ambiente. 

Você também pode ir alternando as estampas com tamanhos maiores e menores ou, caso sejam estampas e cores muito diferentes, colocar um tecido liso e de cor sólida, para dar harmonia entre as peças. 

2. Puffs são sempre bem-vindos

Além de extremamente funcionais em casa, os puffs são perfeitos como peças de decoração. Para o boho, invista nesses móveis coloridos e/ou estampados, em diferentes tamanhos.

Uma boa pedida é harmonizar o puff com almofadas e tapetes que possuem cores do mesmo tom.  Nesse caso, as estampas podem ser mais variadas, dando um toque mais criativo à casa.

3. Combine texturas diferentes 

O boho também explora texturas diferentes.  

Imagem de um sofá texturizado, bastante comum à decoração boho
As texturas são outra aposta interessante na decoração boho

E olha só, se você usar uma paleta de cores da mesma família, pode apostar em texturas diferentes sem se preocupar em colorir demais.

Sendo assim, dá para brincar com uma textura mais felpuda e uma outra mais lisa, por exemplo, deixando o ambiente com estilo sem exagerar!

4. Acessórios artesanais são ótimos elementos

A gente já disse lá em cima como os acessórios artesanais complementam o estilo boho. Então, na hora de decorar seu cantinho, não se esqueça de priorizar as peças feitas à mão, como os macramês ou produzidas  com materiais reciclados.

Tem plantinhas? Melhor ainda! Elas casam super bem com o estilo, trazendo liberdade e leveza.  E vamos combinar:  além de lindas, elas dão aquela sensação gostosa de refrescância e vida no ambiente.

Se você ainda não tiver plantas e está pensando em comprar alguma, as suculentas são as queridinhas do boho justamente por conta da variedade e do estilo único que elas têm.  Ah, se a sua vida é muito corrida, as suculentas  são uma ótima escolha, por serem  muito fáceis de cuidar. 

Capriche também na escolha dos vasos e arranjos, eles também podem (e devem) ser usados para compor a cena. Estampados, coloridos e étnicos agregam muito! 

Agora que você já sabe o que é boho e de que forma é possível colocar esse estilo de decoração em prática, é só se aventurar para deixar seu cantinho com muita personalidade e com um toque de sofisticação e elegância!